ATENãO - DATA ALTERADA! Funcionalismo fará ato em Brasília pela PEC 555 no dia 20 de março
Postada em: 17-01-2013
Por: SYLVIO MICELLI
Categoria: NOTíCIAS DO FUNCIONALISMO
Divulgação por Sylvio Micelli Pela Frente Nacional São Paulo em Defesa da Previdência Social Pública O conjunto das Entidades Representivas de Servidores Públicos de União, Estados e MunicÃpios estará em BrasÃlia no próximo dia
20 de março. Representantes de todo o paÃs vão participar de um ato público promovido pelo
Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) no
Auditório Nereu Ramos, na
Câmara dos Deputados na Capital Federal. O evento estava marcado inicialmente para o dia 19, mas por conta de um ajuste de agendas foi alterado para o dia 20, uma quarta-feira, o dia de maior movimento na Câmara dos Deputados.
O "
Encontro Nacional das Entidades de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas e Ativos" tem como principal objetivo reunir o maior número possÃvel de servidores, ativos, aposentados e pensionistas, com o intuito de pressionar os parlamentares, no Congresso Nacional, na apreciação e votação da
PEC 555/2006. O evento terá inÃcio à s 9 horas e término previsto para à s 18:30 horas.
Trata-se do segundo encontro promovido pelo Instituto Mosap com essa finalidade. O primeiro, ocorrido em 7 de agosto do ano passado, contou com centenas de representantes do funcionalismo de todo o Brasil.
Segundo
Edison Guilherme Haubert (foto), presidente do Instituto Mosap, o ato tem a intenção de "engajar as entidades nesta atividade, de fundamental importância para os objetivos a que todos se propõem, que é a aprovação da PEC". Haubert alerta que o ano de 2013 será de muito trabalho. "Precisamos intensificar nosso trabalho de pressão junto aos parlamentares, lÃderes partidários que deverão ser renovados no inÃcio dos trabalhos em fevereiro, bem como pressionar o futuro presidente da Câmara, para que a matéria seja posta em votação", orienta.
O evento pretende repetir o êxito de movimento similar realizado em 2011, também em BrasÃlia. Em 31 de agosto daquele ano, mais de mil representantes de todo o paÃs fizeram um ato no Senado Federal em prol da aprovação da PEC 270/2008. De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ) e promulgada como Emenda Constitucional nº 70/2012, a medida garantiu ao servidor público que se aposentar por invalidez permanente o direito aos reajustes equivalentes dos servidores da ativa.
PEC 555/2006 A
Proposta de Emenda Constitucional nº 555/2006, propõe a revogação do artigo 4º da Emenda Constitucional (EC) nº 41/2003 (Reforma da Previdência), que instituiu a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. A PEC, de autoria do ex-deputado federal Carlos Mota (PSB-MG), encontra-se pronta para entrar na pauta do plenário. É preciso muita mobilização polÃtica para a sua aprovação.
Diversos parlamentares já apresentaram requerimento para que a matéria seja votada na Câmara dos Deputados. Até o encerramento dos trabalhos na Câmara em 2012, foram registrados mais de 300 solicitações de parlamentares de diversos estados e partidos.
Confira os deputados paulista que já fizeram requerimento para que a matéria seja votada:
- Abelardo Camarinha (PSB)
- Alexandre Leite (DEM)
- Aline Corrêa (PP)
- Arnaldo Faria de Sá (PTB)
- Bruna Furlan (PSDB)
- Carlos Sampaio (PSDB)
- Delegado Protógenes (PCdoB)
- Edinho Araújo (PMDB)
- Eleuses Paiva (PSD)
- Guilherme Mussi (PSD)
- Ivan Valente (PSOL)
- Jefferson Campos (PSD)
- Jefferson Campos (PSD)
- João Eduardo Dado (PDT)
- Jonas Donizete (PSB)
- Junji Abe (PSD)
- Luiza Erundina (PSB)
- Milton Monti (PR)
- Paulo Pereira da Silva (PDT)
- Penna (PV)
- Ricardo TrÃpoli (PSDB)
- Roberto de Lucena (PV)
- Roberto Santiago (PSD)
- Salvador Zimbaldi (PDT)
- Vicente Cândido (PT)
- Vicentinho (PT)
- Walter Ihoshi (PSD)
- Willian Dib (PSDB)
Frente Paulista As entidades do funcionalismo paulista, da União, Estado e MunicÃpios, há mais de três anos vem discutindo e pressionando os deputados para a votação do projeto. O estado de São Paulo pretende levar um grande número de representantes e servidores para o Ato.
Independente do resultado desta mobilização, o Instituto Mosap já reservou o mesmo espaço para um segundo evento no dia 15 de outubro.